Tuesday, May 12, 2009

poesia é edstado de materia

Alguem ja dissi, O quarto estado é o PLASMA,que ja ouvimos muito falar nas inovações tecnologicas,o quinto estado é o condensado de bose einstein citado no topico "Dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço" http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=49883.0 , e finalmente o sexto estado ,o condensado fermiônico!!

Mas afinal o que é o plasma que tanto ouvimos falar?Vou explicar o plasma por meio de exemplos que tornara mais facil sua compreensao!O sol e as estrelas são um belo exemplo de plasma.Tudo bem que vc nunca viu uma estrela de perto mas que este nao seja o problema,aposto que você ja encostou no plasma,ou melhor,se queimou com ele,por que o fogo tambem é plasma!!!!Por esta voces nao esperavam!!! Grin
Agora irei explicar fisicamente o que PLASMA!

Um gás submetido a uma altíssima temperatura torna a agitação de seus átomos alta e a colisão entre eles muito fortes, assim fazendo com que haja uma separação do elétron do átomo, ocorrendo o que denominamos ionização. Então podemos definir como plasma um gás que contém uma mistura variada de átomos neutros ,ionizados e elétrons livres em constante interação Coulombiana.

Outros exemplos de plasma:

• Vento solar ou fluído ionizado, constantemente ejetado pelo sol
• Galáxias e nebulosas que contem gás e poeira cósmica interestrelar em estado “eletrificado” ou ionizado
• Aurora Austral e Boreal, plasmas naturais que ocorrem nas altas latitudes do planeta terra
• Ionosfera terrestre, possibilita comunicações por radio

E exemplo de plasma nas tecnologias?

• Lâmpadas a base de hidrogênio por RF
• Terminais de vídeo plano a plasma
• Utilização de filtros a plasma (elimina 90% dos gases poluentes de veículos automotores)

As inovações tecnológicas estão girando muito em torno deste 4º estado da matéria,devido as vantagens que este estado pode nos proporcionar.Por exemplo, em certas condições físicas ele conduz corrente elétrica melhor que o cobre, e também é facilmente orientável em campos elétricos e magnéticos.

Em 1995, físicos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), concentraram e congelaram um conjunto de 2 mil átomos de rubídio a uma temperatura de apenas 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto (273 graus Celsius negativos). Com isso, pela primeira vez construíram um condensado de Bose-Einstein

Até então, conheciam-se apenas quatro estados: sólido, líquido, gasoso e plasma. Todos ligam-se ao movimento de átomos e de moléculas. Essa movimentação define também a temperatura. Quanto mais eles se mexem, mais alta ela é; quanto menos se movimentam, mais baixa ela fica. O plasma, um tipo de gás ionizado, constitui o estado mais caótico, em que os átomos se movem em diferentes velocidades e direções. A partir daí, a matéria se ordena cada vez mais ao passar para os estados gasoso, líquido e sólido.

Mas somente no quinto estado a organização chega ao extremo. Nele, todas as partículas movem-se coordenadamente, na mesma direção e em velocidade idêntica. Até o feito dos cientistas norte-americanos, somente se conhecia tal organização na luz. No raio laser, todos os raios luminosos alinham-se perfeitamente. Agora os pesquisadores acreditam que com o condensado de Bose-Einstein será possível construir um laser de matéria. Ondas de matéria fluindo com a mesma energia e na mesma direção constituem um instrumento valioso para o estudo das partículas atômicas.
Citado em outros topicos, pudemos descobrir que nao existem somente 3 estados a materia,mas sim 6!!!!
Mas comentarei neste topico ,somente sobre o sexto,O Condensado Fermionico!

Ao contrario do Condensado de Bose Einstein, no Condensado Fermionico seus fermions nao conseguem ocupar o mesmo lugar no espaço!O qual se tornou uma pesquisa aos cientistas,pois se eles conseguirem isto,sera uma grande descoberta cientifica o qual nos trara grandes beneficios(principalmente sobre sua supercondutividade)!
Mas afinal o que o Condensado Fermionico?

Os férmions representam uma classe de partículas subatômicas elementares que inclui os elétrons. Em condições normais, férmions se repelem entre si. Dois férmions idênticos não podem compartilhar um mesmo estado quântico.

Em 16 de novembro, os pesquisadores do JILA usaram um laser para aprisionar uma pequena nuvem de átomos de potássio, resfriando-os a apenas 50 bilionésimos de um grau acima do zero absoluto (-273,16 ºC), reduzindo ao máximo a energia e a movimentação das partículas. Aplicando um campo magnético ao gás resfriado, os cientistas forçaram os átomos a criar um condensado, movendo-se num padrão único de onda.

Este estado esta fortemente relacionado com a supercondutividade,mas o problema encontrado em relacao a este assunto é a temperatura que este necessita estar parar se tornar um super condutor.
A temperatura na qual os metais e ligas se tornam supercondutores depende da intensidade da "interação emparelhada" entre seus elétrons. A temperatura mais alta que se conhece na qual ainda ocorre a supercondutividade é de -135º C.


assim, o decmo estgado da materia descobriremos que e o sentimento poetico de maneira fisica ou melhor a materia trasformada em pura escencia de pensamento

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home