Saturday, December 03, 2005

VINHO DE LARANJA

INSPIRADO NO VINHO.
Fermentado de Laranja






VINHO DE LARANJA


A denominação vinho é usada exclusivamente para as bebidas fermentadas de uva. O mais correto, nesse caso, é usar fermentado de laranjas. O processo de fabricação em escala caseira não é complicado. O primeiro passo é extrair o suco de laranjas frescas e maduras (para evitar que o fermentado seja excessivamente ácido). De modo geral, todas as variedades desse fruto se prestam à elaboração da bebida. Assim, recomenda-se que o produtor privilegie na sua escolha as laranjas que possam oferecer bom rendimento de suco.


Laranjas frescas e maduras, com bom rendimento de suco, são as ideais para a fabricação do fermentado.
O suco é colocado para fermentar em recipiente (de vidro, madeira ou aço inoxidável) rigorosamente lavado com água fervente, contendo algumas folhas de pessegueiro. Isso impede que eventuais odores desagradáveis que porventura estejam impregnados no recipiente interfiram no resultado final da bebida.

Uma porção do suco é reservada e colocada em proveta graduada de 250 ml para realizar a medição do teor de açúcar da fruta, usando um mostímetro de Babo (instrumento de medição do mosto, o suco em fermentação de qualquer fruta açucarada). Cada grau Babo corresponde a 1% de açúcar. Portanto, quando dizemos que o suco tem 10 graus Babo, isso significa que seu teor de açúcar é de 10%, ou 100 gramas de açúcar por litro de suco da fruta.


FERMENTAÇÃO Então, cada 100 gramas de açúcar por litro de suco produzem 5,5º GL de álcool. Mas, como o teor alcoólico mínimo para garantir a conservação do fermentado tem que ser de 10º GL, será preciso acrescentar à mistura açúcar de cana limpo (tipo cristalçúcar), em proporções que variam de acordo com o teor de sacarose já contido no suco. Daí a necessidade do mostímetro para medir o teor de açúcar da fruta. Considerando-se que para cada 18 gramas de açúcar contidos em 1 litro de suco obtém-se 1º GL de álcool, precisaremos de cerca de 80 gramas a mais de açúcar para chegar aos 4,4º GL de álcool necessários, completando assim os 10º GL.

PREPARO Dissolver o açúcar num pequeno recipiente bem lavado com uma porção do suco de laranja a fermentar e adicionar ao restante do suco. Acrescentar leveduras secas ativas para vinho (o produto pode ser encontrado em estabelecimentos especializados em enologia; mais informações, no endereço eletrônico sac@cnpuv .embrapa.br), na quantidade de 20 gramas por 100 litros de suco de laranja. A fermentação deve ocorrer em ambiente fresco, seco e limpo, com o cuidado para que a temperatura da bebida não ultrapasse 30ºC durante todo o processo. (O ideal é que permaneça entre os 20ºC e 22ºC).

O tempo de preparo, nessa fase, é de aproximadamente dez dias. Nesse período, o recipiente permanece tampado, tendo em sua parte superior uma mangueira para a liberação do gás carbônico produzido durante a fermentação. A outra ponta da mangueira ficará mergulhada numa garrafa com água limpa e potável, para permitir a saída do gás carbônico formado na fermentação e evitar a entrada de oxigênio, o que prejudicaria a qualidade do produto.

Ao final da fase de fermentação, adicionam-se 50 mg de metabissulfito de potássio (ou de sódio) por litro de fermentado. Resfriar a bebida a cerca de 0ºC, para que ocorra a decantação da borra, e, em seguida, engarrafar e tampar com rolhas de cortiça ou tampa similar, como as usadas para fechar garrafas de cerveja ou refrigerante. O produto deve ser consumido à temperatura de 10ºC a 12ºC, puro ou misturado com frutas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home